Anticoagulantes Orais Diretos
Sobre o curso
Sobre este curso
Os anticoagulantes têm sido utilizados na prática clínica desde há mais de 70 anos desde que foi publicada a primeira utilização da heparina em 1937 no tratamento da embolia pulmonar. Durante décadas, as opções terapêuticas anticoagulantes, limitaram-se aos antagonistas da vitamina K e ás heparinas.
A utilização clínica dos nACO mudou radicalmente a prática anticoagulante dado que a monitorização laboratorial não se justifica com estas novas moléculas. No entanto este novo paradigma levantou questões novas a que devemos estar preparados para enfrentar, questões de segurança, nomeadamente o follow-up clínico. Quais são as suas indicações clinicas? Como prescrever? Como e quando se justifica a avaliação laboratorial? Quais os testes laboratoriais para estas diferentes moléculas? Quais são as interações medicamentosas? Como proceder em casos de sobre dosagem ou complicações hemorrágicas?
Objetivos
O curso de Anticoagulantes Orais Diretos tem como principal objetivo dar informação clínica e laboratorial atualizada sobre o manuseamento destes produtos na prática clínica diária.
Patrocínio Científico
Conteúdo do curso
Detalhes do Curso
-
ACOD00 – Anticoagulantes Orais Diretos – Apresentação
02:10 -
ACOD01 – Anticoagulantes Orais Diretos – Introdução
09:34 -
ACOD02 – Indicações Clínicas e Prescrição
09:53 -
ACOD03 – Interações com a Função Renal e Medicamentos
12:26 -
ACOD04 – Avaliação Laboratorial, Como e Quando
13:57 -
ACOD05 – Sobre Dosagem e Complicações Hemorrágicas
11:08 -
ACOD06 – Follow Up Clínico
20:27 -
ACOD – Quiz Final